Neste atual momento em que vivenciamos juntos o surto do novo coronavírus, foi aceso um alerta nas escolas, em casa, locais de trabalho, enfim, em todos os lugares quanto à prevenção da doença. É um momento de exceção em que precisamos ser responsáveis de forma coletiva, pela sobrevivência de todos, seguindo instruções tanto das organizações de saúde quanto das autoridades públicas. Neste sentido, vale a reflexão de aproveitarmos o momento para voltar o olhar para a família – o bem maior que temos em casa e ao qual devemos dar imenso valor.
Todos terão dificuldades e incertezas principalmente financeiras, consequência deste isolamento social ao qual precisamos obedecer. Outra reflexão do quanto devemos ser solidários e compreensivos para passarmos por mais este desafio. O diálogo e o bom senso serão importantes para tal.
Então, voltando à família, sabemos que uma educação saudável não se trata apenas de um bom desempenho escolar. Existem valores que os pais devem transmitir aos filhos. Dentro deste pequeno grupo devemos conviver juntos mesmo com os problemas do dia a dia. Portanto, ser feliz é uma jornada e é nossa obrigação como pais construir um ambiente agradável de convivência para todos que fazem parte do conjunto familiar. E como conseguir isto? A resposta é simples: VALORES. Vamos falar aqui de cinco muito importantes.
O primeiro: AMOR.
A primeira coisa que deve nos unir à nossa família não é o sangue, mas sim o amor. Esse sentimento é algo que se sente, mas que também se cultiva. Devemos como pais ensinar e acostumar nossos pequenos a ter uma relação estreita, amorosa e aberta dentro de casa. Como? Através do exemplo, sempre! Educar em outros aspectos também é garantir que o afeto e a consideração mútua sejam lei em casa.
O segundo: OBEDIÊNCIA
A obediência não se trata de submeter nossos filhos ao mandato dos mais velhos. É um respeito pelas autoridades da casa, fazendo com que as crianças entendam o porquê de cada ordem ou regra. É muito importante ensinar a razão de existir cada norma. Com a orientação, também vem à disciplina. Para que nossos filhos tenham bons costumes, devemos dar o exemplo, seguir e exigir.
O terceiro: TOLER NCIA
Tolerância significa “suportar” ou “aceitar”. É o ato de agir com condescendência e aceitação perante algo que não se quer ou que não se pode impedir. A tolerância é uma atitude fundamental para quem vive em sociedade.
Uma parte importante de viver em grupo é aceitar quem somos e também o que os outros são. Ser tolerantes é entender a existência do outro, a partir de sua realidade.
Esse valor nos ensina a entender o fato de que não somos seres perfeitos. O segredo é identificar os momentos nos quais devemos pedir, de deixar passar ou perdo
O quarto: RESPEITO
Este valor é fundamental e um dos mais importantes nas relações e para tudo na vida. Respeitar é evitar fazer mal aos outros. É um sentimento positivo de profunda consideração. O respeito pode ser analisado como uma forma de conduta ou ato que demonstre apreço ou consideração por algo ou alguém.
O respeito se baseia na ideia de que todos temos um limite, o qual jamais dever ser violado pelos demais. A regra máxima é “não faça aos outros o que não gosta que façam com você”. Enfim, onde tem respeito tem relações saudáveis. A família que tem este valor, certamente é uma família unida e feliz. Ensinar aos nossos filhos o respeito é obrigação.
O quinto: RESPONSABILIDADE
Responsabilidade é o dever de se responsabilizar pelo próprio comportamento ou pelas ações de outrem, uma obrigação. Quando falamos de responsabilidade, nos referimos a tudo aquilo que temos que fazer por nós e por nossos entes queridos. A convivência requer um trabalho integral.
Para as crianças, devemos explicar que, assim como recebem, também precisam dar e se responsabilizarem pelo próprio comportamento ou atos.
A responsabilidade não é algo exclusivo de adultos. Qualquer pessoa, como também as crianças podem cumprir com uma atividade desde que seja de acordo com sua idade. Como exemplo, as crianças podem e devem assumir responsabilidades de colaborar com algumas pequenas tarefas de casa sempre de acordo com sua idade. Desta forma, a aprendizagem da responsabilidade se interioriza através da prática.
Da mesma forma, é através dos deveres da escola, por exemplo, que as crianças interiorizam a responsabilidade de cumprir com uma obrigação. A responsabilidade também surge do conceito de norma. Isto é, qualquer pessoa tem direitos e obrigações, portanto, deve cumprir com suas responsabilidades. Mais um valor que deve ser ensinado para nossos filhos e aprendido pelo exemplo.
Todos esses valores são desenvolvidos quando a criança se comunica com facilidade. Precisamos lembrar que a formação de caráter e de valores é da família em primeiro lugar. A escola tem o papel neste sentido, de reforçar o que deve vir primeiramente de casa e em parceria alcançarem o sucesso.
Valorize sua família e os que estão ao seu lado, a vida não avisa quando vai acabar, então mesmo em dias de isolamento, faça os dias serem especiais com tranquilidade, sabedoria e confiança que tudo isso vai passar!