FUNCIONAMENTO DIFERENCIADO

Os Palavrões Como evitar que seu filho adote esse tipo de vocabulário

Palavrões são grupos de palavras, consideradas, em meio à sociedade, insulto, expressão ofensiva, vulgares, grosseria e desnecessárias. São utilizadas para expressar raiva e definir xingamentos. 

Sabemos que a criança aprende muito pelo exemplo, pela imitação e mera reprodução e no caso dos ditos “palavrões”, não é diferente. Faz parte do que escutam em casa ou ao seu redor. Às vezes é bem possível que o adulto deixe escapar ou que infelizmente faça parte do seu vocabulário diário. 

As crianças estão aprendendo a linguagem para se comunicarem, então, imitam tudo e qualquer palavra que conseguem, mesmo que ainda não saibam o significado. Elas aprendem palavrões de diversas fontes, como no convívio com parentes, primos, vizinhos, coleguinhas, mas ainda que seja difícil admitir, um dos principais lugares em que escutam essas palavras é em casa. Podem ouvir ainda em televisão, em filmes e outros vídeos (razão pela qual devemos monitorar o tipo de conteúdo que elas veem); além de outras fontes, principalmente através dos adultos. Em algum momento da vida, nossas crianças terão contato com um palavrão e talvez possam até mesmo não repetir. Explicarmos de forma tranquila que falar estas palavras não é adequado, pode ajudar. O problema maior é quando as crianças passam a incorporar essas expressões de baixo calão ao seu vocabulário e levam para a escola e outros ambientes em que frequentam.

 A escola é um ambiente em que não permite esse tipo de vocabulário e sempre que ocorrer, é importante ser abordado no sentido educativo para que não se repita, porém, é necessária a colaboração da família na abordagem e observação também em casa.  

Tanto a escola quanto a família, certamente não gostaria e não querem que suas crianças desenvolvam esse hábito ofensivo. Portanto, quando percebermos em parceria que a criança está utilizando deste “xingamento”, devemos colocar em prática algumas dicas:

 

  • Não reagir exageradamente. Uma grande cena pode acabar reforçando este comportamento, sempre que a criança quiser atenção;
  • Evitar rir e pedir para repetir porque achou engraçado, porque isso pode causar uma repetição. Mostrar desaprovação.
  • Evitar confrontar a criança se estiver irritado. Aborde com calma;
  • Considerar a idade da criança. Aquelas que estão aprendendo a falar, não percebem que algumas palavras podem ser ruins. Abordar com calma e demonstrar que não é legal e não tem aprovação;
  • Explicar que o palavrão pode ferir outras pessoas (a partir dos 5 e 6 anos, os pais podem explicar o significado de cada palavrão e o quanto pode magoar as pessoas);
  • Uma explicação simples e de forma calma, para as crianças que já tem habilidades de linguagem mais desenvolvidas geralmente consegue resolver o problema; Se acontecer de ficar repetindo em exagero é importante suspender alguns “privilégios” se achar necessário e explicar o motivo;
  • Considere o contexto do “xingamento” e certifique-se sempre que a punição equivale à ofensa.
  • Pais e adultos que lidam dia a dia com a criança e que porventura tem este hábito, não devem dizer palavrões na frente delas.

 

Temos que pensar que nossas crianças são como esponjas que absorvem tudo o que escutam e veem, e que adoram compartilhar tudo aquilo que aprendem, de bom ou de ruim; Elas ainda não tem a capacidade de filtrar. 

A paciência para educar e ensinar e a observação de não emitir tal vocabulário ajudará muito no aprendizado da criança, de que, certas palavras são hábitos nada saudáveis e, portanto, ofensivas e desnecessárias. Não precisam fazer parte da nossa vida, das nossas palavras do dia a dia

Posts recentes

A Agressividade Infantil

É bem comum em algum momento da infância a criança apresentar agressividade em seu comportamento. A criança pode apresentar este comportamento agressivo de uma hora para a outra, principalmente quando contrariada, pois ela ainda não tem maturidade emocional para se

A Mentira Como abordar e lidar com a mentira infantil.

A mentira pode ser definida como “qualquer ação intencional que tenha a função de fornecer a outra pessoa informações falsas ou privá-las das verdadeiras”. Ela é um elemento comum nas interações sociais e presente em todas as culturas, e muitas

As mordidas

Nada mais comum no dia a dia da escola do que uma criança morder outra, especialmente entre um e três anos de idade. Embora esta ocorrência seja natural na Educação Infantil, todos os envolvidos ficam chateados e preocupados, além da

A importância da autonomia infantil

De modo geral, a autonomia como conceito se mistura ao conceito de liberdade, consistindo na condição de um indivíduo em tomar suas próprias decisões com base na razão. É a qualidade de ter independência e liberdade de tomar suas próprias

O Beijo na boca dos filhos

O tema é polêmico. O beijo na boca ou “selinho” dos filhos dividem opiniões. Se formos pesquisar a respeito, encontraremos tanto opiniões contra, como outras que não encontram contraindicação no ato considerado por alguns especialistas apenas como demonstração de afeto,

O Desfralde

O desfralde é uma etapa importante na vida da criança, bem como, aprender a andar e falar, dentre outras. No processo de construção psíquica, este momento está ligado à conquista de independência e autonomia em relação ao corpo. Para alguns