FUNCIONAMENTO DIFERENCIADO

Desenvolvimento infantil: O que é esperado dos 4 aos 5 anos?

Entre os 4 e 5 anos, as crianças vivem uma fase importante de crescimento emocional, social e cognitivo. Elas começam a formar uma imagem mais clara de si mesmas, a reconhecer suas emoções e a se relacionar com o mundo de forma mais independente. A seguir, destacamos alguns aspectos esperados nessa faixa etária:

Expressar sentimentos com clareza – Nessa idade, as crianças já conseguem nomear o que sentem e se comunicarem com mais clareza. Espera-se que, nesta faixa etária, consigam traduzir suas emoções em palavras, isto é, falar no lugar de recorrer ao choro. Esse processo contribui para o fortalecimento da inteligência emocional e para relações mais equilibradas.

Resolver pequenos conflitos com orientação leve – Ao conviver com outras crianças, surgem desentendimentos naturais. O papel do adulto não e evitar esses momentos, mas sim guiar a criança para que ela reflita, aprenda a escutar o outro e participe da busca por soluções. Essa prática favorece o desenvolvimento da empatia, da responsabilidade e da autorregulação.

Assumir responsabilidades simples – Crianças nessa idade já são capazes de assumir pequenas responsabilidades, como guardar os brinquedos, cuidar de seus materiais escolares, se vestir, arrumar a mochila ou escolher o lanche são exemplos de ações que, quando incentivadas, ajudam a criança a perceber que é capaz e competente. A repetição dessas vivências constrói segurança interna e senso de organização. Estimular esses comportamentos fortalece a autoestima e prepara o terreno para uma autonomia cada vez maior.

Buscar independência de objetos de apego – Embora seja natural que objetos como chupetas, paninhos ou mamadeiras tragam conforto emocional, o uso prolongado pode limitar o desenvolvimento de outras formas de autorregulação. Apoiar a criança nesse processo de transição, com firmeza e coerência, permite que ela descubra novas maneiras de se acalmar e lidar com frustrações.

Essa etapa do desenvolvimento é rica em descobertas e desafios. Por isso, a parceria entre família e escola é tão importante. Estamos aqui para caminhar juntos, com respeito e apoio ao crescimento integral da criança.

Referências:
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: https://basenacionalcomum.mec.gov.br.
Acesso em: maio 2025
OLIVEIRA, Zilma de Moraes Ramos de. Educação infantil: fundamentos e métodos. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2021.

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