FUNCIONAMENTO DIFERENCIADO

Os Medos

Os medos são emoções comuns para nós seres humanos, sentidos por todas as pessoas, em diferentes momentos da vida. Podemos considerar que existem dois tipos de medos: os reais, que nos alertam de qualquer ameaça, nos protegendo de possíveis situações de riscos; e os irreais, também considerados medos emocionais, que são aqueles medos criados pela nossa mente. Estes medos são aqueles que se tornam extremos e persistentes e acaba por nos trazer sofrimento emocional.

Toda criança em algum momento, irá experimentar algum tipo de medo. É necessário dar atenção a eles, principalmente quando se apresentarem debilitantes, influenciando e interferindo de forma significativa as atividades diárias da criança e dos seus familiares, por este motivo. Como pais, é importante descobrirmos os medos dos nossos filhos o mais cedo possível para que não tomem proporções maiores e virem até mesmo fobias. 

Uma vez descobertos, é importante acompanhar, apoiar e ensinar a criança a enfrentá-los. Aqui, algumas dicas para ajudar a sua criança:

 

  • Incentive o (a) seu (a) filho (a) a falar sobre seus medos.

 

  • Ajude seu (a) filho (a) a compreender a importância de enfrentar os medos.

 

  • Aos poucos, com muito carinho e cuidado, comece a expor seu (a) filho (a) à fonte de seu medo.

 

  • Ajude seu (a) filho (a) a encontrar soluções para superar o medo.

 

  • Estimule seu (a) filho (a) a usar a imaginação a seu favor e colocar o foco no divertimento: 

Exemplos: Se seu (a) filho (a) tem medo de escuro, leia histórias de superação do medo com ele (a), no escuro, usando uma lanterna. 

Se ele (a) fala do medo de um monstro, pegue caneta e papel e desenhe um monstro assustado, pequeno e com uma cara boba. Fale para a criança observar como o monstro é pequeno, menor do que ele (a) e está até assustado.

Observação: Banalizar o medo por meio de situações engraçadas pode ajudar a 

criança a encarar o problema com mais leveza.

 

  • Leia livros sobre superação dos medos com seu (a) filho (a) e converse sobre a história. Alguns livros para leitura:

 

  • “O livro dos medos” – Heloisa Prieto
  • “Quem tem medo de que” – Ruth Rocha
  • “Eu não tenho medo” – Todd Parr
  • “Pequeno Rato. Grande livro dos medos” – Emily Gravett
  • “Os pesadelos de Lisa” – Anne Gutman

 

  • Incentive o pensamento positivo: O medo esgota a energia da criança e alimenta o pensamento negativo e quanto mais pensa negativo, mais medo sente. Para anular os pensamentos negativos é preciso aprender a substituí-los por outros pensamentos positivos. 

 

  • Peça abraços! Os abraços confortam e acalmam as crianças.

 

  • Ensine estratégias de relaxamento para seu filho: Respirar fundo; Imaginar coisas boas; Ouvir músicas que ele goste ou de relaxamento e meditação; Conheça a prática e o livro Ho’oponopono, ensine e leia com seu (a) filho (a).

 

  • Ajude o (a) seu (a) filho (a) a memorizar afirmações que reduzem o medo: 

“Eu posso lidar com isso”; 

“Eu vou ficar bem”; 

“Eu não vou alimentar meu medo, ele só existe na minha cabeça”; 

“Eu posso e vou pensar em outra coisa”. 

 

  • Não menospreze os medos do (a) seu (a) filho (a) e não o (a) force a ter coragem: Não ridicularize os medos do (a) seu (a) filho (a), principalmente na frente dos outros.


  • Elogie sempre o comportamento corajoso: Pode ser muito útil usar os elogios para motivação e reconhecimento. É uma forma de incentivar o comportamento corajoso, pois não é nada fácil enfrentar os medos. Celebre sempre com a criança toda a tentativa para superar o medo.

Exemplos: “Você conseguiu!”; 

         “Estou feliz e orgulhoso (a) de você por dormir no seu próprio quarto”.

 

No mais, caso após esta leitura, ainda observar casos extremos, procure orientação e/ou intervenção profissional para ajudar a sua criança a lidar com os seus medos, sua ansiedade, suas emoções e sentimentos

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